A Telefónica España prevê alcançar os seis milhões de linhas ADSL até ao final de 2006, segundo anunciou hoje Julio Linares, presidente executivo do grupo de telecomunicações. No final do passado mês de Março existiam em Espanha 1,85 milhões de acessos à Internet por banda larga através de linha fixa.




Os valores previstos são pouco comparáveis com os do mercado português, para o qual o grupo Portugal Telecom prevê a existência de 750 mil clientes ADSL em 2005, e quando o total de acessos ADSL rondava os 184 mil no final do ano passado.



A operadora histórica espanhola prevê ainda, para finais de 2006, que 90 por cento do tráfego de voz seja efectuado sobre o protocolo IP. "Somos os primeiros interessados na introdução desta tecnologia", assegurou Linares, "de menor investimento e custos de operação e manutenção".



O presidente da Telefónica, que falava num encontro internacional promovido pela Accenture, em Barcelona, avançou igualmente que a operadora perdeu de novo quota de mercado interno nas comunicações fixas em 2003, num valor semelhante ao verificado ao ano anterior, que rondou os cinco por cento. "A queda foi bastante significativa, se comparada ao registado com os outros operadores europeus", salientou o responsável, citado pelo CincoDías.



No que diz respeito à área do negócio móvel no mercado espanhol e latino-americano, Linares acredita que ainda há muito por explorar, nomeadamente que será possível fazer crescer a base de clientes instalada através do aumento da taxa de penetração e da migração dos sistemas de pré-pago para contratos.



Durante o encontro da Accenture, Linares salientou ainda prever que os serviços de dados representem 20 por cento da sua facturação em 2006, face aos 12 por cento actuais.



Notícias Relacionadas:

2004-03-24 - Acessos em banda larga chegam ao meio milhão em finais de 2003

2003-11-05 - Espanha com perto de dois milhões de acessos à Net em banda larga

2003-07-23 - Portugal no grupo dos países com menos ligações de banda larga até 2008