A Telefónica Móviles anunciou cinco novas aquisições na América Latina, no âmbito do acordo realizado com a BellSouth que prevê a aquisição da totalidade das subsidiárias da companhia naquela zona.



O lote de aquisições agora anunciadas inclui as operações da Colômbia, Nicarágua, Peru, Uruguai e Venezuela que passam para o controle da operadora móvel espanhola, juntando-se às subsidiárias do Equador, Guatemala e Panamá que já tinham passado para a posse da empresa espanhola numa primeira fase do negócio, anunciada no dia 14 de Outubro.



Para completar os vários pontos estabelecidos no acordo assinado entre a Telefónica e a BellSouth no dia 8 de Março deste ano a operadora espanhola terá ainda de completar a aquisição das subsidiárias da Argentina e Chile passando a deter as dez operações da BellSouth naquela zona do globo e adicionando à sua base de clientes 12,5 milhões de novos subscritores.



Esta terceira fase do negócio deverá acontecer ainda este ano, de acordo com um comunicado, esperando apenas a autorização necessária das autoridades regulatórias dos países envolvidos.



As cinco operações agora concluídas visaram um conjunto de empresas com um valor de mercado de 2,665 milhões de dólares e a aquisição de 100 por cento das subsidiárias da Colômbia, Nicarágua, Uruguai e Venezuela e 97,43 por cento do operador do Peru que manterá 2,57 por cento do capital aberto à negociação no mercado.



Juntos os cinco operadores apresentaram uma receita de 1.489 milhões de dólares e um EBITDA de 539 milhões de dólares no ano de 2003. No seu conjunto os dez operadores visados pelos negócios totalizaram receitas de 2.501 milhões de dólares ao longo do ano passado.



Notícias Relacionadas:

2004-02-19 - Telefónica Móviles apresenta lucro recorde no último trimestre de 2003


2003-03-28 - PT e Telefónica avançam com marca "Vivo" para o Brasil