A França lança hoje o serviço de televisão digital terrestre (TDT), sendo o último dos grandes países da Europa a aderir a este nova tecnologia de transmissão de televisão que deverá a prazo substituir a tradicional transmissão hertziana. O modelo aplicado é de disponibilizar acesso gratuito, embora esteja também prevista a introdução de canais pagos.



Numa primeira fase a cobertura do serviço abrange apenas 35 por cento do território, estando previsto o alargamento a 50 por cento do país ainda este ano e a cobertura de 80 por cento em 2007. O serviço, que recebeu o nome de "Television Numerique pour Tous" (televisão digital para todos) é uma joint venture entre os canais públicos franceses e alguns operadores de cabo e satélite.



Para a inauguração estão disponíveis 14 canais de televisão, sendo sete deles novos que se somam aos seis analógicos já existentes. O objectivo é porém de atingir os 30 canais nos próximos anos.



Para acederem à Televisão Digital Terrestre os utilizadores têm de adquirir uma set top box que funciona como adaptadora do sinal, sendo que os preços existentes no mercado variam entre cerca de 80 euros e os 400 euros, que já inclui funções de gravação.




A evolução para a Televisão Digital Terrestre faz parte das recomendações da Comissão Europeia que promoveu a atribuição de licenças para operação da nova rede. Em França foram entregues 35 candidaturas, sendo que a maioria pretendia explorar um modelo de canais gratuitos.



Essa é também a filosofia aplicada no Reino Unido com a Freeview, sendo este actualmente um dos países europeus com maior adesão à televisão digital.

Recorde-se que em Portugal a licença de operação de Televisão Digital Terrestre foi atribuída à plataforma da PTDP, mas devido aos atrasos na implementação foi posteriormente retirada. O anterior Governo tinha marcado para o primeiro trimestre deste ano o relançamento do concurso de TDT, mas a mudança de ciclo político poderá adiar novamente o processo.


Notícias Relacionadas:

2004-11-12 - Governo relança concurso para Televisão Digital Terrestre no primeiro trimestre de 2005

2004-10-21 - Novo concurso de Televisão Digital Terrestre vai ser adiado

2004-03-12 - Televisão Digital Terrestre pode arrancar de forma gratuita

2003-03-13- Anacom propõe revogação da licença de Televisão Digital Terrestre da PTDP