Se durante a campanha eleitoral norte-americana a Internet assumiu lugar de destaque como forma de propagar e de obter informação, com o final das eleições as tendências voltaram ao que eram.




Actualmente, 70 por cento do público dos Estados Unidos prefere manter-se informado através dos conteúdos apresentados na televisão, o que coloca a Internet em segundo plano no que toca a fonte noticiosa. A pesquisa de informação na rede conquista apenas 40 por cento dos norte-americanos o que, mesmo assim, perfaz um aumento superior a 10 por cento face aos resultados de 2007.



Por sua vez, a imprensa tradicional conquista 35 por cento dos utilizadores inquiridos nesta análise publicada pela Pew Internet.



A discrepância entre números é atenuada consoante a idade dos entrevistados. Junto dos mais jovens a proporção de utilizadores que obtém informação através da televisão é similar à dos que preferem a Internet. Nas faixas etárias mais jovens a falta principal é a pouca preferência pelos jornais e revistas.



Face aos resultados de 2007, os dados mostram algumas diferenças. No ano passado, a televisão conquistava 68 por cento dos jovens, enquanto que a Internet obtia uma quota de apenas 34 por cento.