Os resultados de um estudo efectuado pela empresa de estudos de mercado In-Stat revelam que no final de 2010 a televisão móvel irá contar com 102 milhões de assinantes, um número bastante acima dos 3,4 milhões de clientes contabilizados este ano.



De acordo com o relatório, as operadoras reconhecem que, para fazer chegar os conteúdos televisivos a milhões de utilizadores ao mesmo tempo é necessária uma largura de banda superior à que está disponível actualmente, o que tem levado à migração para a difusão móvel de conteúdos televisivos, uma solução mais económica na transferência de dados por cada bit de vídeo emitido.



O maior desafio para os operadores de televisão móvel é a aquisição do espectro necessário para a oferta dos serviços, um factor determinante quer na escolha dos padrões de transmissão utilizados quer para o impacto que a implementação da rede tem no negócio dos operadores.



A televisão móvel foi implementada e testada em vários países do mundo pela primeira vez no ano passado, sendo previsto que para breve que os fabricantes de telemóveis, os operadores de televisão móvel e os produtores de conteúdos iniciem os testes para equipamentos empresariais. Desta forma será apurado o tipo de assinantes dispostos a pagar o serviço e quais os anunciantes que pretendem investir neste mercado.


Um estudo conjunto da Goldmedia e da NBC, revelou que 80 por cento dos utilizadores de telemóvel estão disponíveis para gastar entre 5 e 12,5 euros por mês em televisão móvel, resultados que complementam os dados divulgados pela Siemens, onde 59 por cento dos inquiridos mostraram o seu agrado pela tecnologia.

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