A RTP, a SIC e a TVI terão ficado de entregar um estudo conjunto, supervisionado pela Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), sobre o futuro da televisão digital terrestre - como o 5º canal, emissões em HD ou possível chegada mais canais. O parecer dos três operadores de televisão em sinal aberto deveria ter sido entregue até ao final de março, mas ao ministério com a tutela ainda não chegou.

Foi mesmo o gabinete do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, quem confirmou ao Diário Económico a não entrega do parecer.

Escreve o jornal que estava agendada uma reunião entre os três canais para o dia 31 de março, informação avançada pelo presidente da RTP, Alberto da Ponte. Entretanto não foi possível obter uma confirmação posterior da RTP, SIC e TVI sobre o encontro. O dirigente da estação pública de televisão acrescentou ainda que existia consenso entre os três operadores, não revelando no entanto qual o sentido do mesmo.

O Governo só quer tomar uma decisão relativamente à TDT, e sobretudo ao espaço reservado teoricamente para um quinto canal, quando tiver o estudo das três televisões e quando tiver as consultas públicas realizadas pela Anacom e ERC.

Mas também estes documentos vão demorar algum tempo até ficarem concluídos. Como foi revelado na semana passada, a decisão da Zon abandonar o processo relativo à exploração do 5º canal fez que as duas entidades reguladores se vissem forçadas a alterar o documento e a reescreverem os seus pareceres.

Ontem, 1 de abril, a ERC emitiu um comunicado onde considera que o Governo deve manter o espaço do 5º canal reservado até que decida reafetá-lo de novo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico