A Svenska UMTS, a empresa de comunicações móveis de terceira geração que junta a TeliaSonera e a Tele 2, anunciou ontem que chegou a um acordo para a aquisição da licença 3G da filial sueca da Orange, a Orange Sverige. O negócio requer ainda a aprovação dos conselhos de administração das empresas e das entidades reguladoras do mercado.

Segundo um comunicado da TeliaSonera, a compra desta licença de UMTS deverá garantir capacidade adicional à Svenska UMTS. A presidente da TeliaSonera, Marie Ehrling, afirmou mesmo que acredita que a Internet móvel, o email e Internet via telefone, vão experimentar uma forte procura, e que quando isso acontecer a Svenska UMTS terá necessidade de aumentar a capacidade da sua rede.

A Orange Sverige entregou já às autoridades reguladoras o pedido de permissão para a venda da licença. Recorde-se que no final de 2002 a Orange anunciou os seus planos para se retirar do mercado sueco, devido às pressões colocadas pelos requisitos da licença UMTS e às condições de mercado. Devido a esta decisão a empresa reduziu a dimensão da sua operação ao mínimo, o que afectou os seus 243 empregados no país.

Para cumprir os termos da nova licença a Svenska UMTS vai alargar a sua rede dentro das áreas metropolitanas.

O valor do negócio não foi revelado, mas surgem já informações na imprensa que avaliam a licença em cerca de 5,5 milhões de euros.

Notícias Relacionadas:

2003-04-02 - Comunicações móveis de terceira geração adiadas na Suécia