A idade já não constitui um factor determinante na predisposição ou habilidade para a utilização de serviços ou tecnologias multimédia. Esta é pelo menos uma das conclusões do "The 2009 Media Engagement Barometer" da Motorola, encomendado pela unidade norte-americana à StrategyOne.

O estudo inquiriu mil norte-americanos, entre os 16 e os 64 anos de idade, que foram classificados em três categorias, de acordo com a geração a que pertencem: "Boomers", "Gen Xers" e "Millennials".

Segundo o análise, todas as gerações - Millennials (75%), Gen Xers (74%) e Boomers (66%) - reconhecem o papel das tecnologias nas suas vidas. Estar sempre disponível, por exemplo, já é uma necessidade para 79 por cento dos Millennials, 64 por cento dos pertencentes à Geração X e 65 por cento dos Boomers.

Em relação ao always on, os valores são ainda mais altos, com 80 por cento dos jovens, 78 por cento dos Gen Xers tal como 78 por cento dos Boomers inquiridos a referirem tal interesse.

A maioria dos norte-americanos diz influenciar as decisões dos seus filhos (75%), amigos (74%), colegas (67%) e pais (58%). Sobre a influência que uma geração exerce sobre as outras, a pesquisa revela situações recíprocas: 62 por cento dos Gen Xers dizem influenciar as decisões tecnológicas dos seus pais, enquanto 79 por cento dos Boomers referem influenciar os seus filhos.

Entre os Millennials, 76 por cento diz influenciar os seus pais de Geração X. Já no sentido inverso, 87 por cento dos Gen Xers assegura contribuir para as decisões tecnológicas tomadas pelos seus filhos.

"Os resultados obtidos com o barómetro mostraram como as tecnologias em rede determinaram a integração das diferentes facetas da vida das pessoas", referiu Dan Moloney, presidente da unidade norte-americana de Home & Networks Mobility da Motorola.