Se as previsões da In-Stat forem confirmadas, os telefones dual mode que funcionam sobre redes móveis e Wi-fi serão o elemento chave para uma massificação dos serviços VoIP (voz sobre Internet). A consultora estima que daqui a quatro anos estarão em funcionamento mais de 66 milhões de equipamentos que combinam as duas tecnologia.

O relatório "Wireless IP Phones Drive Future VoIP Markets" indica que actualmente, apenas dois por cento dos assinantes de serviços VoIP usam telefones IP sem fios mas, em 2009, este valor alcançará os 73 por cento.

Dada a elevada concorrência do mercado de telecomunicações móveis, a Europa vai ser o primeiro grande mercado para equipamentos smartphones de dual mode. O acesso à banda larga sem fios, a unificação do messaging, do vídeo e dos serviços assentes nas duas redes irão contribuir para que os serviços móveis triple play se tornem numa realidade no mercado de consumo, avança Keith Nissen, analista da In-Stat.

O domínio do mercado de serviços personalizados de próxima geração passa pelo controlo dos equipamentos terminais. Porém, apesar de não estar programada nenhuma produção em massa de equipamentos dual mode até 2007, a In-Stat indica que mais de 80 por cento das empresas manifesta interesse na tecnologia.

Notícias Relacionadas:

2005-07-07 - PT sustenta primeiro serviço de VoIP no SAPO Messenger

2005-06-15 - Yahoo adquire DialPad e alarga portfólio na área de VoIP

2005-06-09 - Adesão das grandes empresas a VoIP será massiva até 2010

2005-04-30 - Cisco adquire empresa de produtos para VoIP