Durante este ano, o mercado europeu de telemóveis deverá crescer 12 por cento e evoluir significativamente no que diz respeito à sua estrutura, com o segmento dos smartphones e dos terminais WCDMA a manterem o mesmo nível de evolução registado em 2004, segundo prevê a IDC num estudo recente.



Em 2005, o segmento de terminais móveis convergentes deverá crescer 70 por cento, aumentando a sua representatividade no mercado europeu para além dos seis por cento. As vendas de smartphones registaram em 2004 um incremento de 40 por cento, comparativamente aos 18 por cento conseguidos na área dos telemóveis tradicionais, situando a quota de mercado dos "telemóveis inteligentes" nos quatro por cento.



No último trimestre do ano passado, os lançamentos promovidos por algumas operadoras e a evolução registada no desenvolvimento dos terminais de terceira geração conduziram igualmente a um incremento anual de quase 850 por cento na venda de telemóveis WCDMA na Europa, cuja representatividade face ao total aumentou para seis por cento, comparativamente ao um por cento conseguido em 2003.



Durante este ano, as vendas de terminais móveis WCDMA deverão representar 13 por cento do volume total estimado para a Europa Ocidental, diz a IDC.



Recorde-se que durante a 3GSM World, a principal feira de telemóveis na Europa, um dos grandes destaques foi para os smartphones, com a Nokia e a Microsoft a defenderem a banalização destes equipamentos através da redução de preços de venda a público.


Notícias Relacionadas:

2005-01-28 - Vendas de telemóveis aumentaram 24 por cento no quarto trimestre de 2004

2005-01-18 - Vendas de telemóveis na Europa Ocidental aumentam 28% no último trimestre