A Texas Instruments mostrou ontem na Conferência da Cellular Telecommunications and Internet Association, a decorrer em Nova Orleães, nos Estados Unidos, um novo chipset e um design conceptual relacionado de forma a possibilitar que os telemóveis se possam ligar a três diferentes tipos de redes sem fios.

Com o nome de código Wanda (Wireless Any Network Digital Assistant), este design foi concebido para criar um telefone celular que se possa ligar a um hot spot Wi-Fi, que utiliza o padrão 802.11b, uma rede que emprega o sistema Global System for Mobile Communications (GSM) ou a qualquer dispositivo que emprega a tecnologia de comunicações a curta distância Bluetooth.

Os aparelhos baseados neste design irão permitir efectuar em simultâneo chamadas de voz, navegar na Web, realizar compras via m-commerce e funções Bluetooth como impressão à distância e sincronização de dados como email com outro dispositivo, bem como correr aplicações multimédia que tiram partido da aceleração via DSP (Digital Signal Processing).

Várias fabricantes de telemóveis, incluindo a Nokia, Motorola e Sony Ericsson, já produzem modelos capazes de se ligarem a uma rede GSM e utilizarem Bluetooth para se ligarem sem fios a outros dispositivos situados a curta distância. Mas, um dos grandes problemas que se coloca na tentativa de integração de suporte Wi-Fi em telemóveis é o consumo elevado da bateria gerado por essa tecnologia.

Isto porque obriga constantemente o dispositivo em questão a procurar uma rede para se ligar. Colocar conectividadade Wi-Fi em telefones celulares consiste numa maior dificuldade, dado que esses dispositivos possuem um menor tempo de duração da bateria do que os computadores portáteis, mais utilizados para se ligarem a redes locais wireless. Mas a Texas Instruments afirmou a este respeito que se encontra já a trabalhar no desenvolvimento de tecnologias de redução do consumo de energia que serão incorporadas nos chips Wanda.

Este design conceptual combina processadores OMAP (Open Multimedia Applications Processor) e tecnologias wireless da Texas Instruments com o sistema operativo Pocket PC da Microsoft. O design, concebido especialmente para funcionar em conjunto com os chips Wanda, será disponibilizado dentro em breve pela Accelent Systems. Os primeiros aparelhos a utilizarem o Wanda deverão ser comercializados por volta do final do ano. A Texas Instruments e três das suas parceiras - a National Datacomm, Chi-mei e Taiyo Yuden - estão já a vender os chips a fabricantes.

Notícias Relacionadas:
2002-09-05 - Texas Instruments quer desenvolver sistema de chip único para telemóveis
2001-04-02 - Texas
lança novo centro de dispositivos de informação

2000-07-25 - Texas
Instruments cresce 37 por cento

2000-02-23 - TI lança novos chips DSP