Os portugueses The Gift apresentam a partir da próxima segunda-feira um novo álbum de originais. A Internet é a plataforma escolhida para mostrar o trabalho, intitulado Explode. Cada utilizador paga o que quiser pelo trabalho, um modelo que já foi usado por bandas como os Radiohead, com o álbum In Rainbows.



O sistema que os The Gift estão a aplicar permite que, quem quiser receber uma música do novo álbum por dia, a partir da próxima segunda-feira, manifeste essa intenção no site oficial, preenchendo um formulário. Para assegurar a entrega dos novos temas durante 11 dias, paga o que quiser.



Segundo a Lusa, até quarta-feira a banda conseguiu um preço médio por álbum de nove euros, sem revelar quantos álbuns vendeu já.



O primeiro single a mostrar-se online será RGB, adiantou o compositor Nuno Gonçalves à agência. Race is Long e Primavera são outros temas no alinhamento.



Explode surge sete anos após o lançamento do álbum de originais AM-FM. Segundo a banda será mais eléctrico e cru "com menos orquestrações e em registo épico", marcando uma nova fase na vida do grupo.


O novo álbum tem cerca de uma hora de duração e foi produzido por Ken Nelson, que já trabalhou com os Coldplay. Não tem data para ser lançado nos canais convencionais e pode ser requerido para a distribuição online até Domingo, dia 27.