A TMN anunciou que irá avançar no início de Abril com o upgrade da sua rede móvel de terceira geração para HSPDA, tecnologia frequentemente designada por 3,5G que permite acelerar a largura de banda disponibilizada e suportar serviços mais exigentes em termos de velocidade de transmissão de dados.



Em comunicado, a operadora explica que num primeiro momento a introdução da tecnologia vai permitir débitos até 1,8 Mbps - quatro vezes mais rápido que o actual UMTS - e num segundo momento 3,6 Mbps.



Para já, o upgrade anunciado só beneficia quem tem acesso pelas placas de dados 3G com HSDPA, que permitem aceder à Internet móvel através do PC portátil, e de acordo com a operadora será gradual. A cobertura da tecnologia será instalada de forma progressiva arrancando primeiro em Lisboa e Madeira e posteriormente no Porto.



Ainda no segundo trimestre o 3,5G chegará a Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança e Ponta Delgada. O primeiro equipamento compatível será a Option Globe Trotter HSDPA que a TMN vai comercializar por 199,90 euros para períodos de fidelização de um ano.



Recorde-se que a Vodafone anunciou na semana passada a disponibilização deste serviço, embora ainda para um leque restrito de utilizadores, e a Optimus já referiu diversas vezes que está também a testar a tecnologia.



Notícias Relacionadas:

2006-03-11 - Mobile Connect Card acelera para 1,8 Mbps mas só para alguns clientes

2005-06-01 - Optimus testa HSDPA na Madeira