O smartphone anunciado em Maio pela Microsoft e pela Galpenergia, que será comercializado pela TMN, viu o seu lançamento adiado na sequência do prolongamento do período de testes da tecnologia. Este dado foi confirmado por fonte oficial da TMN, depois da Galpenergia e a Microsoft terem negado responsabilidades no atraso da comercialização do equipamento.


Em declarações ao TeK, esta fonte da TMN afirmou ser apanágio da operadora móvel "o rigor no desenvolvimento e teste de novas tecnologias". A mesma fonte adiantou que "há questões de compatibilidade que têm de ser acertadas" pelo que o lançamento acabou por deslizar da data inicialmente prevista (meados do Verão) para o último trimestre do ano. A operadora garante que "os testes estão a correr bem", embora admita ter falhado na previsão de duração dos mesmos.



Recorde-se que o terminal, fabricado pela AEG, foi apresentado em Maio, aproveitando a visita a Portugal de Steve Ballmer, director executivo da gigante de software. Assente no sistema operativo Windows, este terminal baseia-se na plataforma Pocket Pc e ao nível dos conteúdos promete introduzir no mercado português uma série de novos serviços de mobilidade, entre os quais os conteúdos do portal Fastacess da Galp.



"Os atrasos no período de testes não influenciam a disponibilidade destes conteúdos", assegura fonte oficial da Galpenergia, mas podem comprometer o pioneirismo da TMN na introdução de um equipamento baseado em software Microsoft, no mercado português.



Já este mês foi anunciada nova parceria entre a Microsoft e Motorola. O acordo, de âmbito mundial, prevê o desenvolvimento de dispositivos móveis Smartphone e Pocket PC, materializando-se numa primeira fase, através de equipamentos Motorola MPx200. A Optimus foi o operador escolhido pelas empresas para trazer os resultados deste trabalho para o cenário nacional, o que deverá acontecer, segundo as previsões, já em Outubro. A previsão foi aliás confirmada ao TeK pela Direcção de Comunicação da Optimus. Segundo esta, "o lançamento do terminal deverá ocorrer num prazo máximo de quinze dias, sensivelmente".



Também neste caso a aposta nos conteúdos passa pela Galpenergia e pelo Fastacess que disponibilizará todos os conteúdos do portal neste novo interface, avançou também o porta-voz da empresa. O portal de conteúdos automobilísticos da Galpenergia inclui simulações de itinerários, identificação de locais de interesse, informação sobre trânsito, entre outros.



A ocorrer nas datas previstas, o lançamento dos dois smartphones coloca Portugal em linha com os principais operadores europeus. No mercado está já um terminal Motorola/Microsoft lançado pela Orange e em breve será a T-Mobile a comercializar o equipamento. Nos Estados Unidos a AT&T Wireless será o primeiro operador a disponibilizar o serviço, ainda antes do final deste ano.

Nota de Redacção: [2003-09-29 18:01:00] A notícia foi alterada para incluir declarações da Optimus relativamente à data de lançamento do smartphone desenvolvido pela Microsoft e Motorola

Notícias Relacionadas:

2003-09-15 - Motorola e Microsoft estabelecem parceria para desenvolvimento de smartphones

2003-05-10 - Galp Energia e TMN lançam smartphone baseado no Windows