A rede de comunicações da TMN está agora protegida contra fraude por uma solução de business intelligence desenvolvida em parceria com a PT Inovação e a Telbit. A Centaur é apresentada como uma plataforma que permite um combate eficaz aos diversos tipos de fraude com que um operador pode ter de se confrontar, dando alarme relativamente a situações suspeitas, quer ao nível do consumo dos utilizadores ou comportamento dos agentes, quer ainda numa utilização anómala dos sistemas do operador.



O sistema adapta-se às necessidades actuais e futuras da TMN, segundo refere a operadora num comunicado. "É crucial para a sustentabilidade do negócio a disponibilidade de ferramentas que permitam o acesso rápido e flexível a informação detalhada relativa a actividades com padrão suspeito, de cuja falta de controlo podem resultar avultadas perdas de receita", afirma António Rosa, responsável pelo departamento de controlo e prevenção da fraude.



Filipe Martins, responsável pelo desenvolvimento desta aplicação na Telbit, aponta como principal vantagem no uso do Centaur a capacidade de processamento de múltiplas fontes de informação.



O Centaur irá permitir ainda detectar novos tipos de fraude, como os de ordem tecnológica, uma nova frente potenciada pela rápida convergência com o protocolo IP, "à qual a TMN irá prestar uma atenção acrescida", diz em comunicado.



Notícias Relacionadas:

2006-03-17 - TMN agenda para Abril lançamento da tecnologia móvel HSDPA

2006-03-03 - TMN alarga oferta de Mobile TV e disponibiliza Euronews e CNN em directo