A rede de comunicações da TMN está agora protegida contra fraude por uma solução de business intelligence desenvolvida em parceria com a PT Inovação e a Telbit. A Centaur é apresentada como uma plataforma que permite um combate eficaz aos diversos tipos de fraude com que um operador pode ter de se confrontar, dando alarme relativamente a situações suspeitas, quer ao nível do consumo dos utilizadores ou comportamento dos agentes, quer ainda numa utilização anómala dos sistemas do operador.
O sistema adapta-se às necessidades actuais e futuras da TMN, segundo refere a operadora num comunicado. "É crucial para a sustentabilidade do negócio a disponibilidade de ferramentas que permitam o acesso rápido e flexível a informação detalhada relativa a actividades com padrão suspeito, de cuja falta de controlo podem resultar avultadas perdas de receita", afirma António Rosa, responsável pelo departamento de controlo e prevenção da fraude.
Filipe Martins, responsável pelo desenvolvimento desta aplicação na Telbit, aponta como principal vantagem no uso do Centaur a capacidade de processamento de múltiplas fontes de informação.
O Centaur irá permitir ainda detectar novos tipos de fraude, como os de ordem tecnológica, uma nova frente potenciada pela rápida convergência com o protocolo IP, "à qual a TMN irá prestar uma atenção acrescida", diz em comunicado.
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TMN investe em solução de combate à fraude na rede móvel
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Desenvolvida em parceria com a PT Inovação e a Telbit, a aplicação de business intelligence que a operadora móvel decidiu adoptar irá monitorizar, detectar e agir perante actividades suspeitas que ocorram na sua rede.
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