A TMN aliou-se mais uma vez à Microsoft para o lançamento do sistema operativo móvel da fabricante, lançando hoje em Portugal com a empresa de Redmond o Windows Phone. A operadora do grupo PT vai ter para já disponíveis quatro smartphones com "preços acessíveis".

Zeinal Bava, presidente da PT, confirma que o preço mais baixo será de 49,99 euros, mostrando que a democratização destes terminais é possível e que esta é uma aposta da empresa.

Todos os terminais são exclusivos, sendo dois modelos vendidos a 49,99 euros - o Bluebelt II e o Silverbelt -, e ainda dois modelos Samsung, o Omnia II a 99,99 euros e o Omnia Lite, a 59,99 euros. Estes terminais vão estar associados a planos de preço com fidelização que incluem voz e dados.

Fora dos planos de preços os valores de PVP são mais elevados, partindo dos 199,9 euros do Bluebelt II aos 469,9 € do Omnia II. A TMN vai ainda oferecer durante 6 meses um desconto de 50% nos planos de preços de tarifários Internet, com custos a partir de 2,5 euros por mês.

Recuperando a história, Zeinal Bava lembra que a TMN já lançou em 2002 o primeiro telemóvel Windows com a Microsoft, o Qtek 1010, e que recentemente lançou o Bluebelt, que hoje representa 20% das vendas de smartphones da TMN, com uma aposta na configuração e na redução de preços em cerca de 56 por cento.

A aposta da empresa nos smarthones vai continuar e em breve a TMN vai lançar outras novidades, até porque acredita que em 2012 cerca de 50% do tráfego cursado na rede seja gerado por smartphones.

Fátima Caçador