
Associado à disponibilização comercial de um novo telemóvel que funciona a energia solar, a TMN apresenta hoje aquele que garante ser "o primeiro [cartão SIM] no Mundo fabricado com papel reciclável".
Segundo a empresa, na embalagem que acompanha o novo telemóvel ecológico do seu portefólio virá, ao invés dos cartões de plástico normalmente distribuídos, um novo tipo de cartão SIM, "fabricado com papel reciclável e biodegradável, em vez do habitual plástico derivado do petróleo", lê-se em comunicado.
O novo cartão "é tão forte e resistente como o de plástico", "suporta temperaturas mais elevadas", e foi concebido a partir de uma parceria entre a TMN e a os fornecedores internacionais Incard e Toppan, detalha a mesma fonte.
[caption][/caption]
O lançamento é comunicado hoje e associado à chegada a Portugal, pela mão da operadora, do novo Samsung Blue Earth. Apresentado internacionalmente no final de 2009, e objecto de destaque pelo TeK, o telefone conta com um painel solar na parte traseira que permite recarregar a bateria do telefone através da luz do sol - 10 a 14 horas de exposição solar dão para cerca de 4 horas de conversação e o painel também pode ser usado com o telefone em utilização.
Para além de ser construído à base de plástico de reciclado que não contém substâncias nocivas para o ambiente, como o PVC e os retardadores de chamas com brominatos (BFRs), durante o processo de fabrico são observados critérios destinados à redução das emissões de carbono. Mas estas não são as únicas característica a valer ao dispositivo o selo de "amigo do ambiente".
Também ao nível do software foram introduzidas funcionalidades destinadas a ajudar o seu utilizador a manter um estilo de vida mais "verde", como o Eco-Walk. A aplicação conta os passos de uma caminhada e calcula a redução de emissões de CO2 decorrente da opção por andar ao invés de usar um transporte motorizado. Depois, traduz os valores e mostra quantas árvores terão sido, potencialmente, salvas com aquela "poupança" na emissão de CO2.
Apesar de concebido para poupar recursos, não implica necessariamente uma poupança no "conforto" do utilizador, apresentando características comuns aos modelos que "fazem a actualidade". Um ecrã táctil de 3 polegadas, câmara fotográfica de 3.2 megapixéis, GPS, acesso à Internet 3,5G, Wi-Fi, Bluetooth, push mail, leitor de música e vídeo ou Rádio FM, são algumas das "comodidades".
O telefone - com o novo cartão em papel - custa 249,90 euros, quando adqurido em lojas PT/TMN ou 239,90, através da loja virtual.
Questionada pelo TeK a respeito da disponibilização deste cartão juntamente com outros dispositivos ou a título individual, a TMN não exclui a hipótese desta solução "evoluir para novos cenários", embora não tenha avançado mais pormenores.
Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com a imagem do novo cartão e a resposta da TMN.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários