A TMN está na lista das quase duas dezenas de operadores que apoiam a iniciativa Open Web, materializada no Firefox OS, o sistema operativo móvel desenvolvido pela fundação Mozilla. A plataforma está prestes a chegar ao mercado - a primeira versão oficial foi apresentada ontem numa conferência que antecipou o arranque do Mobile World Congress, em Barcelona.



No evento a fundação também divulgou a lista de mercados onde já é certo que sejam lançados equipamentos com o Firefox OS. Portugal não faz parte desta lista inicial, onde estão países como Espanha, Brasil, Hungria ou Polónia, mas a Mozilla garante que em breve adiciona novas geografias à lista.



Na lista de operadores estão, para além da TMN, nomes como a Telenor, Telefónica, Telecom Itália, Deutsche Telekom ou a Telstra. Do lado dos fabricantes a lista de empresas que também já admitiu estar a planear o lançamento de dispositivos com Firefox Os é igualmente relevante, mas nem todos os nomes citados traduzem certezas em relação à plataforma.



A operadora portuguesa, por exemplo, sublinha que a associação à plataforma não pode ser lida como uma confirmação de lançamento de equipamentos com o sistema operativo. É antes uma forma de seguir de perto os desenvolvimentos do mercado nesta área, explicou ao TeK fonte oficial.



Outras marcas aproveitam o momento, e a expectativa em torno da plataforma, para se posicionarem, como a LG que fez do Firefox OS o destaque central da sua apresentação na feira, garantindo que até final do ano lança novos modelos suportados no sistema operativo. Juntam-se Sony, ZTE, Huawey ou Alcatel, como nomes que também já confirmaram acordos com a Mozilla.



Os smartphones Firefox OS distinguem-se da concorrência pela aposta total em normas web abertas, potenciando todas as capacidades do HTML5 e garantindo uma flexibilidade de desenvolvimento para os programadores que outras plataformas não oferecem.



O preço dos primeiros smartphones com o SO deverá rondará os 80 euros. O processador será um Snapgradon da Qualcomm e a data de chegada ao mercado, algures entre a primavera e o verão. A Telefónica que apoia o projeto desde a primeira hora vende os primeiros equipamentos no verão. Em Espanha, na Venezuela, no Brasil e na Colômbia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira