A TMN lançou um serviço de segurança que permite guardar os conteúdos existentes num equipamento móvel - tal como lista de contactos, mensagens, fotografias, toques ou jogos - num servidor da operadora. Com esta cópia pretende-se libertar espaço nos equipamentos, mas também dar garantias de recuperação de dados ao utilizador caso este perca o equipamento.

O Backup permite que o utilizador possa programar actualizações automáticas do arquivo com o objectivo de evitar esquecimentos. Segundo um comunicado da empresa, "a programação do Backup pode ser efectuada semanalmente, para que se verifiquem quais são os novos conteúdos existentes no aparelho e se guarde ou substitua apenas esses no servidor TMN".

Outra característica existente no serviço é a recuperação do espaço de memória: "os jogos antigos podem ser armazenados no servidor, abrindo espaço para um novo jogo e o mesmo acontece com as fotografias ou mensagens SMS/MMS". Sempre que necessário, os arquivos guardados podem ser consultados na Internet, através do site myTMN, ou descarregados directamente para o telemóvel.

Actualmente o serviço só funciona através de uma aplicação disponível para quem adquira o i9 Nokia 6600, mas a partir de Outubro estará disponível para download no myTMN, ficando acessível para todos os telemóveis que tenham compatibilidade com o serviço.

Para assinalar o lançamento do TMN Backup, a utilização do serviço será gratuita até 30 de Setembro.

Notícias Relacionadas:

2005-06-01 - TMN quer massificar 3G em Portugal

2005-05-05 - TMN apresenta serviço que mistura filosofia de pré-pago e pós-pago

2005-04-04 - TMN reduz preços de serviços de dados