A TomTom anunciou em parceria com a Vodafone holandesa o desenvolvimento de uma tecnologia que converte os sinais de dados GSM puros e anónimos fornecidos pela operadora, em informação "precisa e em tempo real sobre a velocidade e o caminho para onde os carros viajam".



A solução tem como objectivo auxiliar os utilizadores no planeamento de rotas diárias com base nas informações acerca do tráfico geradas pelo sistema informativo.



Actualmente, a tecnologia está a ser testada na Holanda, por forma a comprovar as suas capacidades " a uma escala regional", país onde será lançado o serviço à escala nacional.



A TomTom defende que este é um desenvolvimento importante que fará com que os utilizadores tenham "um carro ligado com o mundo", sendo um passo significativo "na gestão da mobilidade e no planeamento de rotas".



O trabalho conjunto com a Vodafone permitirá "resolver as necessidades diárias da navegação" e "redefinir a mobilidade do tráfego na Holanda", afirma Harold Goddijn, CEO da TomTom.



As empresas esperam assinar acordos para a difusão da tecnologia com outros operadores da Europa e dos Estados Unidos e revelam que a solução estará disponível no segundo semestre do próximo ano.

Notícias Relacionadas:

2006-01-24 - TomTom lança solução para estreantes em sistemas de navegação automóvel