
A utilização do roaming no terceiro trimestre de 2017 disparou, tanto ao nível da voz como de internet/dados, de acordo com as mais recetes estatísticas da Anacom.
Mais precisamente, as chamadas e minutos de voz de clientes portugueses quando estão no estrangeiro aumentaram, respectivamente, 36,9% e 50,8% face a igual período do ano passado.
Na utilização de internet, por sua vez, registou-se um aumento de 60,7% no número de sessões de acesso e de 320,9% no volume de tráfego gerado.
No caso dos estrangeiros que utilizaram as redes nacionais – o chamado roaming in – o crescimento foi ainda maior nas chamadas, minutos de voz e sessões de acesso à internet, que aumentaram 41,3%, 57,7% e 99%, respetivamente, em termos homólogos. O tráfego de internet aumentou 299%.
Desde 15 de junho de 2017 que fazer chamadas, enviar mensagens ou navegar na internet com o telemóvel passou a custar o mesmo, quer esteja em Portugal ou noutro país da União Europeia, de acordo com o seu tarifário. Há contudo alguns limites definidos que têm de ser observados. As taxas de roaming continuam a ser aplicadas, mas em países fora do espaço europeu.
As taxas de roaming continuam a ser aplicadas, mas em países fora do espaço europeu.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários