Começam hoje os trabalhos para a ligação de mais uma região nacional às Redes de Nova Geração, desta feita no nordeste transmontano. Murça é o primeiro concelho a receber a ligação de alta velocidade à Internet, no âmbito do plano tecnológico e do programa do Governo para levar a fibra óptica às zonas rurais.

"As RNG permitem promover a coesão social e territorial e da igualdade de oportunidades no acesso a serviços de alta qualidade", salienta, em comunicado, o gabinete do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O responsável pela tutela, António Mendonça, irá presidir à cerimónia simbólica do início dos trabalhos de construção das infra-estruturas que vão suportar a nova oferta de RNGs, depois de a semana passada ter sido dado, em Penacova, o "tiro de partida" para a construção das primeiras infra-estruturas construídas ao abrigo deste programa.

Os trabalhos na zona ficaram ao cuidado da DST Telecom e da Sonaecom, cuja parceria venceu o concurso para a região Norte do país, que representa um investimento de 68 milhões de euros.

Os vencedores foram conhecidos a meados do ano, mas os projectos não avançaram logo, ficando à espera de luz verde de Bruxelas que suporta, de forma directa, 50 milhões de euros, do investimento necessário.

As redes rurais, cujo início da construção hoje se assinala, devem chegar a 800 mil utilizadores, 50 mil empresas e 1,2 milhões de portugueses.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.