Numa espécie de aviso à navegação, que alerta os europeus para a forte probabilidade de não terem disponíveis serviços 4G no seu destino de férias, se viajarem na região, a CE resume os números.


Os dados mostram que a Europa está cada vez mais longe de outras regiões do globo, como os Estados Unidos, onde 90% das pessoas garantem hoje acesso a serviços de quarta geração.


Na UE, por oposição, menos de 30% dos consumidores garantem acesso a serviços 4G nas suas cidades. Nas zonas rurais o cenário é mais negro, e a disponibilidade de serviços 4G nestas regiões é tão baixa que é praticamente inexistente, classifica a CE.


A vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, critica duramente a situação e considera-a inaceitável. "Não interessa onde está, você tem de pagar pelo telemóvel e pelo serviço associado e ele deve funcionar".

[caption]Nome da imagem[/caption]

A responsável também sublinha o impacto negativo para o desenvolvimento da tecnologia dos elevados valores pagos pelos operadores em leilões para atribuições de frequências um pouco por toda a Europa.


Note-se ainda que a Europa tem neste momento um peso de apenas 5% nas subscrições mundiais de tecnologias 4G, um dado curioso tendo em conta que a região liderou mundialmente o desenvolvimento do GSM, que acabou por se impor a nível mundial com uma tecnologia de referência (2G).


No 4G a realidade é bem diferente, com três países ainda completamente fora da tecnologia: Chipre; Malta e Irlanda.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.