O número de casas com televisão por subscrição já representa 74% (quase três quartos) do total de lares em Portugal Continental, constata a Marktest, que altera a partir de hoje a amostra considerada nos seus estudos, avança o Jornal de Negócios.

Atualmente existem 2.594.216 lares com TV paga instalada em Portugal continental, afirma a empresa de estudos de mercado, que atualiza esta quarta-feira a composição do universo de inquiridos, para garantir a representatividade do seu painel de audimetria.

O valor representa um aumento de 7,8 pontos percentuais face à última atualização do género, levada a cabo em agosto de 2011 - e reforça uma tendência de crescimento que se vem fazendo sentir desde 2009, escreve a mesma fonte.

A subida mais acentuada ter-se-á verificado no primeiro semestre do presente ano, altura em que o número de lares com serviços de televisão por subscrição contratados registou um crescimento de 9,3%, face ao período homólogo.

A Marktest divulgava ainda, no final de julho, os dados sobre o consumo de televisão nos primeiros seis meses de 2012, constatando que se veem, em média, 3h38 horas de televisão por dia em Portugal - mais 1 minuto e 45 segundos que no mesmo período do ano anterior.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes