Falta de capacidade de satélite e a consequente necessidade de restringir as emissões foi a justificação apresentada pela EchoStar Communications para levar adiante a intenção de deixar de transmitir o canal de televisão ABC Family da Walt Disney que, segundo afirmam, foi escolhido pelo seu baixo nível de audiência. Todavia, o juiz norte americano, Gary Allen Feess, emitiu uma ordem temporária no dia 24 do mês passado, que será revista a 10 de Janeiro, a impedir a EchoStar de cumprir o prometido.



Desta forma, e de acordo com declarações da porta voz da empresa operadora, Judianne Atencio, à agência de notícias Associated Press a decisão do tribunal será acatada, mas a convicção da EchoStar continua inalterável e em vez de retirar o ABC Family a operadora optou por cancelar a transmissão do canal ESPN Classic, também da Disney. As justificações não convencem Robert Iger, presidente da Disney, que afirma não compreender as intenções da EchoStar "uma empresa que não tem quaisquer problemas em transmitir pornografia enquanto que tentam retirar um canal familiar".



Enquanto que para já não estão previstos mais cancelamentos e embora os responsáveis afirmem que não querem acabar com os honorários da Disney, a EchoStar vai sempre adiantando que precisa de mais espaço para emitir canais locais, um serviço requerido sob os novos regulamentos federais. Para a Disney o objectivo da EchoStar é obrigá-la a baixar a tarifa cobrada aos fornecedores que distribuem os seus canais. Mas, segundo a operadora um dos responsáveis da Disney ameaçou já opôr-se à proposta de fusão entre a EchoStar Communications e a Hughes Electronics, que opera a rede de satélites DirecTV, se a EchoStar cancelar as emissões. Segundo o presidente da Disney as ameaças são de facto um aspecto a ter em consideração para determinar se irão contrariar formalmente a fusão entre a EchoStar e a DirecTV.



Recordamos que ainda no início de Dezembro a International Family Entertainment, subsidiária da Disney, processou o mesmo operador apresentado um pedido ao tribunal para que este impedisse a EchoStar de cancelar as suas transmissões. A Disney tinha já lutado previamente contra a fusão entre a America Online e a Time Warner, e na altura a Time Warner Cable retirou durante um dia a transmissão da rede ABC Television de 3.5 milhões de lares nos Estados Unidos, voltando a fazê-lo a cerca de metade quando as negociações sobre a retransmissão de direitos falharam.



Notícias Relacionadas:

2001-12-17 - Grupo Vivendi Universal investe em operador de TV por satélite norte americano

2001-01-29 - "Domingo Negro" para piratas de TV satélite

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.