(Actualizada) O fim anunciado da televisão analógica já tem data marcada, com um plano faseado para as diferentes zonas do país. A primeira zona a perder o sinal em que actualmente são recebidas as emissões dos quatro canais é a faixa litoral do continente, a 7 de Janeiro de 2012.

Os televisores mais antigos não vão suportar as novas emissões de Televisão Digital Terrestre, que substituem a televisão analógica a partir desta data, mas serão comercializados descodificadores que permitem o acesso, estando a ser estudadas formas de apoiar a compra destas set-top-boxes.

O plano detalhado para desligar as emissões do sinal de televisão analógica, tal como actualmente é recebido pela grande maioria dos portugueses, foi hoje comunicado pela Anacom que vai colocar o documento em consulta pública até 18 de Maio.

2012 já tinha sido definido pela União Europeia como o limite máximo para o fim da televisão analógica, substituída pela Televisão Digital Terrestre, e apesar da PT ter garantido que estava em condições de antecipar esta data para Janeiro de 2011, a Anacom não quis arriscar e manteve o plano inicial.

O Conselho de Ministros já tinha aprovado a data de 26 de Abril de 2012 para o fim das emissões, mas o plano da Anacom vem agora detalhar as três fases em que ocorrerá: 7 de Janeiro de 2012 na faixa litoral do território continental, 22 de Março as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e, finalmente, a 26 de Abril o resto do território continental.

Está ainda prevista a necessidade de desligar, pontualmente, alguns emissores para experiências piloto, que deverão ocorrer ainda em 2011, no primeiro e segundo trimestres.

O projecto já foi submetido à audiência prévia da PT Comunicações, que detém a licença para emissão da Televisão Digital Terrestre em sinal aberto, e também aos canais de TV, RTP, SIC e TVI.

Recorde-se que a implementação do serviço de Televisão Digital Terrestre já está em marcha e que a PT garantia em Setembro do ano passado que o serviço já estava disponível para 60% da população portuguesa.

O objectivo era chegar a 80% até final de 2009, dando acesso aos quatro canais de televisão em sinal aberto e a um guia de programação. Um quinto canal pode ainda ser licenciado, existindo a possibilidade de emissões em alta definição.

Para perceber as mudanças e diferenças da TDT veja também uma Sugestão publicada pelo TeK com tudo o que precisa de saber sobre a TDT e uma Montra com as televisões prontas para receber o serviço no início do ano passado. Com o ritmo a que as fabricantes lançam novos equipamentos esta informação já está naturalmente desactualizada mas pode servir de referência para saber que características deve procurar num equipamento novo.

Aproveite para rever o vídeo publicado aquando do lançamento do serviço.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com a referência a peças já antes publicadas sobre a TDT que podem ser fonte de informação adicional para os leitores.