Tal como a Cimeira internacional da Sociedade da Informação já tinha reconhecido, as novas gerações devem ser chamadas a beneficiar dos desenvolvimentos da revolução digital, dando poder à próxima geração de trabalhadores e garantindo um desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva. Nesse sentido a União Internacional das Telecomunicações (UIT) dedicou este dia da Sociedade da Informação aos mais jovens.

"Num mundo cada vez mais ligado os jovens são os beneficiários mas também muitas vezes a força que está por detrás das mais recentes inovações e práticas", reconhece Hamadoun Touré, secretário-geral da UIT, numa declaração publicada no site.

A UIT tem vindo a desenvolver iniciativas focadas nos mais jovens e mantém desde 2003 um programa, o Youth Education Scheme "YES", que fornece bolsas escolares na área das telecomunicações sobretudo em países menos desenvolvidos e em vias de desenvolvimento. Estes programas são apoiados por diversos Estados, assim como por entidades, entre as quais se conta a Anacom, a Alcetel-Lucente e a Nokia.

O dia mundial da Sociedade da Informação marca a formação da UIT em 1865 e tem sido celebrado como Dia Internacional das Telecomunicações, a mudança de designação, com o alargamento à Sociedade da Informação, aconteceu no ano passado com o reconhecimento da convergência para a sociedade do conhecimento.

Para assinalar as iniciativas na área da sociedade da informação a nível mundial a UIT criou um site onde podem ser consultados os projectos desenvolvidos em cada país.

Notícias Relacionadas:

2007-02-06 - UIT e GSMA querem divulgar TIC em países emergentes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.