Tal como a Cimeira internacional da Sociedade da Informação já tinha reconhecido, as novas gerações devem ser chamadas a beneficiar dos desenvolvimentos da revolução digital, dando poder à próxima geração de trabalhadores e garantindo um desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva. Nesse sentido a União Internacional das Telecomunicações (UIT) dedicou este dia da Sociedade da Informação aos mais jovens.
"Num mundo cada vez mais ligado os jovens são os beneficiários mas também muitas vezes a força que está por detrás das mais recentes inovações e práticas", reconhece Hamadoun Touré, secretário-geral da UIT, numa declaração publicada no site.
A UIT tem vindo a desenvolver iniciativas focadas nos mais jovens e mantém desde 2003 um programa, o Youth Education Scheme "YES", que fornece bolsas escolares na área das telecomunicações sobretudo em países menos desenvolvidos e em vias de desenvolvimento. Estes programas são apoiados por diversos Estados, assim como por entidades, entre as quais se conta a Anacom, a Alcetel-Lucente e a Nokia.
O dia mundial da Sociedade da Informação marca a formação da UIT em 1865 e tem sido celebrado como Dia Internacional das Telecomunicações, a mudança de designação, com o alargamento à Sociedade da Informação, aconteceu no ano passado com o reconhecimento da convergência para a sociedade do conhecimento.
Para assinalar as iniciativas na área da sociedade da informação a nível mundial a UIT criou um site onde podem ser consultados os projectos desenvolvidos em cada país.
Notícias Relacionadas:
2007-02-06 - UIT e GSMA querem divulgar TIC em países emergentes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
BAFTA perguntou aos internautas quais eram os videojogos mais influentes de sempre. Resposta surpreende -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Esta extensão do Chrome adiciona jogos clássicos no browser para os momentos de pausa -
How to TEK
Como aceder a todas as informações que tem registadas no Facebook?
Comentários