Mais de um milhão de lares em Portugal contam com acesso móvel à Internet, revelam os mais recentes números do Barómetros das Telecomunicações da Marktest, referentes aos últimos quatro meses.

De acordo com a empresa de estudos de mercado, o valor, registado entre março e junho de 2011, corresponde a 42,8 por cento dos lares nacionais com ligação à Internet.

A taxa de penetração dos serviços de Internet móvel "tem crescido sistematicamente desde 2006", altura em que apenas 0,9 por cento dos lares portugueses com net contavam com este tipo de acesso, realça o comunicado que acompanha a publicação do estudo.

Segundo as contas da Marktest, o número já aumentou mais de 47 vezes desde então, com o maior salto a acontecer logo em Junho de 2007, quando a penetração da Internet móvel passou a ser de 12,3 por cento.

Em 2009 deu-se a grande explosão do acesso móvel, com a tecnologia a tornar-se a mais frequente entre as casas portuguesas ligadas à Internet, estando presente em 35,5 por cento dos lares - enquanto o cabo, que desde 2006 vinha sendo o acesso mais usado, não foi além dos 25,5 por cento.

A tendência de decréscimo verificada entre os acessos "concorrentes" ao móvel está patente num gráfico disponibilizado pelos autores do estudo, que reproduzimos abaixo.

[caption]fonte: Marktest[/caption]

Escrito ao abrigo do Novo Acordo