A UMIC e o POSI aprovaram 15 novos projectos de candidatura à iniciativa e-U Campus Virtual que prevê a instalação de redes WI-FI nas instituições de ensino e a criação de um conjunto de funcionalidades e serviços, suportados pela rede, que sirvam de apoio aos planos curriculares.



Passam a fazer parte do projecto, que já reunia 64 instituições de ensino, o Instituto Superior de Psicologia Aplicada, o Instituto Superior de Línguas Aplicadas, o ESTS Porto, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Escola Superior de Educação Ângelo Fonseca, o IESF, o IADE, o ISCIA, Universidade dos Açores, Instituto Piaget, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Náutica Infante D.Henrique, IESC, ESHTE e ISAG.



As 64 entidades aderentes ao projecto na sua fase inicial, em meados do ano passado estão a terminar as fases pilotos de teste do projecto de rede e começam a avançar com a implementação do modelo definitivo que, por imposição, tem de cobrir os principais espaços académicos com infra-estrutura de banda larga sem fios.



A fase seguinte é o preenchimento da rede com conteúdos e serviços que vão desde a matéria das aulas disponibilizada online, matrículas via Internet, acesso às notas das provas entre outras. Estas metas, segundo as previsões iniciais, deveriam ser cumpridas até final deste ano.



Notícias Relacionadas:

2003-07-22 - Software open source nas Universidades com a iniciativa Campus Virtuais


2003-02-14 - Projecto Campus Virtuais pretende incentivar acesso móvel à Net a nível nacional