A generalização do uso da voz sobre IP nas universidades e politécnicos do sistema público de ensino superior permitiu, no primeiro semestre deste ano, gerar poupanças na ordem dos 20 por cento.



O uso deste tipo de solução de comunicações terá permitido reduzir de 4 para 3,3 milhões de euros a despesa nesta área, entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2010.



Até final do ano as estimativas apontam para que a redução dos custos com comunicações possa ascender a 1,7 milhões de euros.



O projecto foi coordenado pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), enquanto entidade gestora da rede nacional de comunicações de dados de alto débito no sistema científico e do ensino superior e contou com a colaboração da Wavecom e da ITCenter, empresa que divulgou os resultados.



O VoIP permite realizar chamadas telefónicas a partir de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, que usam uma ligação à Internet para circular sob a forma de pacotes com endereçamento IP.



Rúben Sousa, Chief Technology Officer da ITCenter, explica em comunicado que o projecto permitiu "melhorar drasticamente a eficácia das comunicações internas e externas, aumentando a sua produtividade e reduzindo os custos de manutenção e licenciamento da infra-estrutura global de comunicações".



Contactada pelo TeK, nem a empresa nem a FCCN se mostraram disponíveis para fornecer esclarecimentos adicionais sobre o projecto.