Um relatório das Nações Unidas indica que a divisão digital entre regiões ricas e pobres está a diminuir graças à generalização do uso do telemóvel. O estudo Information Economy Report 2007-2008, divulgado pela UNCTAD, mostra que nos últimos cinco anos o número de utilizadores de dispositivos móveis triplicou nos países em vias de desenvolvimento. Por sua vez, nestas mesmas regiões, o crescimento observado a nível de utilização de Internet mostrou-se mais lento.



O relatório refere que "em 2002, o acesso à Internet nos países desenvolvidos era dez vezes maior do que nas regiões em desenvolvimento", enquanto que em 2006 "era apenas seis vezes maior".



Apesar do número de utilizadores ter aumentado em todo o mundo, a maior parte das ligações à rede verificou-se nos países industrializados. De acordo com a UNCTAD, mesmo que a revolução das Tecnologias de Informação e Comunicação se tenha alargado aos países emergentes, a verdade é que ainda há muito para fazer nestas regiões para que todos os benefícios provenientes das tecnologias sejam aproveitados.



Entre as recomendações da ONU, destaca-se a ideia de que os países em desenvolvimento devem investir mais em capital humano, infra-estruturas e em leis que regulem a aplicação de novas tecnologias.



Notícias Relacionadas:

2003-11-24 - ITU mostra que divisão digital entre países continua acentuada