A AT&T Wireless anunciou ontem a expansão do seu serviço de mensagens ao mercado internacional, estabelecendo já acordos com mais de 120 operadores móveis, dos quais 24 são europeus, garantindo um novo meio de comunicação para os seus 20 milhões de subscritores americanos e uma nova oportunidade de negócio para os operadores móveis envolvidos.



O serviço abrange 50 países e em Portugal implica os três operadores móveis já com acordos de roaming assinados. Para um utilizador português o preço das mensagens enviadas por esta via "varia, tendo em conta os planos tarifários individuais e dos operadores", explica um comunicado. Quanto aos utilizadores americanos que pretendam enviar mensagens para o estrangeiro, estas serão taxadas a 0.25 dólares.



O procedimento para o envio de mensagens é igual ao necessário para enviar uma mensagem para qualquer outro país, sendo apenas necessário introduzir o código do país e o número de telefone.



Entre os países europeus, o serviço internacional de mensagens escritas da AT&T está também disponível para Espanha, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Suíça, Irlanda e Itália a que se juntam um conjunto de outros países detalhados numa lista online.



A abertura dos serviços internacionais de mensagens de texto coincidiu com a divulgação de um estudo que demonstra a falta de consciência dos europeus face à impossibilidade mandar SMS para os Estados Unidos. Segundo estes números, apurados pela KRC Research, 66 por cento dos utilizadores móveis do Reino Unido estavam convictos de que era possível enviar SMS para os Estados Unidos.



Os mesmos dados apontam para que 60 por cento dos utilizadores móveis daquele país tenham intenção de enviar SMS para os seus conhecidos nos Estados Unidos, caso tenham a certeza de que as suas mensagens serão recebidas.



Notícias Relacionadas:

2002-03-19 - Telefones móveis AT&T Wireless a funcionar na Europa e Ásia


2002-08-02 - AT&T é a nova parceira da Microsoft para o mercado móvel norte-americano


2001-06-28 - AOL e AT&T Wireless estabelecem parceria para serviços de telemóveis