Em 2009 foram vendidos 5,5 milhões de telemóveis no mercado português, valor que representa uma queda de sete por cento face ao ano anterior, revela a IDC.

Os telefones tradicionais foram o segmento menos afectado, mas a quebra nos smartphones foi de 28 por cento em relação ao ano anterior, tendo sido vendidas 622 mil unidades, refere a consultora no estudo "IDC European Mobile Phone Tracker".

Já as vendas de 1,7 milhões de telemóveis registadas no quarto trimestre de 2009 corresponderam a um crescimento de 20 por cento face ao terceiro trimestre, mas a menos dois por cento comparativamente ao período homólogo.

Os telefones tradicionais somaram 1,48 milhões de unidades vendidas durante o quarto trimestre, numa subida de um por cento face a idêntico período de 2008. No total do ano de 2009 este segmento sofreu uma queda de apenas quatro por cento.

No segmento dos smartphones a queda face ao quarto trimestre de 2008 foi de 15 por cento, tendo sido vendidas 206 mil unidades.

Neste contexto, os telefones touch screen de média e baixa gama dinamizaram o segmento dos telefones tradicionais, ao mesmo tempo que o elevado preço dos smartphones continuou a ser um desincentivo à sua adopção, considera a IDC.

"O mercado português de telemóveis assistiu em 2009 a uma queda nunca antes verificada. A crise económica teve um impacto forte na procura num mercado em que as taxas de penetração acima dos 100 por cento denotam uma clara saturação", refere Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da área de Telefones Móveis da IDC, para quem a melhoria da performance neste mercado passa cada vez mais por acrescentar valor ao nível dos serviços, em detrimento da introdução de novas características técnicas ao nível dos terminais.

Os números negativos de 2009 serão, no entanto, colmatados este ano, com a IDC a prever que o mercado português de telemóveis cresça três por cento, atingindo os 5,7 milhões de unidades vendidas.

Tal crescimento será sustentado pelo crescimento de 43 por cento no sector dos smartphones, que passará a representar 16 por cento do total de unidades vendidas no mercado, acredita a consultora, alavancado pela queda acentuada do preço médio destes terminais.

Nokia lidera, com quota a baixar

No que diz respeito ao ranking de fabricantes, a Nokia continuou a liderar o mercado português no quarto trimestre com 732 mil unidades vendidas - menos 18 por cento do que em igual período de 2008 - e uma quota de mercado de 43 por cento, inferior aos 52 por cento verificados no quarto trimestre de 2008.

A Samsung viu as suas vendas aumentarem 17 por cento no quarto trimestre face ao período homólogo, e a sua quota de mercado a passar de 27 por cento para 32 por cento.

Também a LG duplicou a sua quota de mercado de quatro para oito por cento entre o quarto trimestre de 2008 e o quarto trimestre de 2009, fruto do crescimento de 116 por cento nas vendas.

A quarta posição no ranking de fabricantes surge a Vodafone, cujos terminais de marca própria atingiram os seis por cento de quota de mercado durante o último trimestre do ano, com as vendas entre 2009 e 2008 a crescerem 60 por cento.

Já a Sony Ericsson viu as suas vendas caírem 48 por cento entre Outubro e Dezembro de 2009 e a sua quota de mercado baixar para quatro por cento face ao ano anterior, posicionando-se agora na quinta posição do ranking da IDC para o mercado móvel português.

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