Este ano deverão ser vendidos 800 milhões de equipamentos móveis, num crescimento de 15,6 por cento face a 2004. Para os resultados globais do sector contribui o crescimento acelerado do mercado asiático, que absorve um em cada quatro telefones vendidos, refere o último relatório da Gartner. Além deste geram impacto positivo nas vendas mercados emergentes como o Brasil ou a Índia, mas também mercados tradicionais como a Europa e a América do Norte, onde as vendas continuam a crescer devido á substituição de equipamentos.



As últimas previsões da consultora perspectivam uma evolução positiva das vendas até 2009, altura em que deverão ser colocados no mercado mil milhões de equipamentos, dos quais 200 milhões serão smartphones. Já no próximo ano o crescimento previsto pela consultora é de 8,8 por cento, diz o mesmo documento.



A Gartner sublinha que o crescimento estimado para os próximos quatro anos não é sinal de lucros fáceis para os fabricantes, que se vão deparar com um mercado cada vez mais pressionado nas margens, que os obrigará a reduzir preços e a diminuir lucros.



Os números da IDC, divulgados em Abril, apontavam para um crescimento mais tímido do mercado prevendo que seriam colocados nas lojas e adquiridos pelos consumidores 760 milhões de equipamentos até final deste ano. Para 2009 a consultora prevê vendas de 930 milhões.



Notícias Relacionadas:

2005-03-14 - Terminais smartphone e 3G impulsionam mercado móvel europeu em 2005