Desde 2001 que as vendas de telemóveis na Europa Ocidental registavam crescimentos sucessivos. A tendência foi interrompida no primeiro trimestre deste ano, revelam números do Gartner Group, que encontram uma quebra de 16 por cento na comparação com os valores registados para o mesmo período do ano passado.



Segundo a consultora até final de Março foram vendidos na região 35,9 milhões de unidades. O decréscimo é explicado com o abrandamento da economia e o sentimento que essa alteração provoca no mercado, levando também os consumidores a preferir equipamentos de menor valor.



Globalmente as vendas avançaram 14 por cento para um total de 294 milhões de unidades vendidas. A Ásia foi o grande motor de crescimento a nível mundial, a par com outras regiões do globo como a Europa de Leste, Médio Oriente e América do Norte.



A Nokia mantém a liderança, seguida pela Samsung. A primeira vendeu no período mais de 115 milhões de telemóveis e a segunda 42,4 milhões. Ambas reforçaram a quota face à terceira fabricante, a Motorola que não chegou a vender 30 milhões de equipamentos no período.



Para o ano a consultora prevê um crescimento do mercado entre os 10 e os 15 por cento, sobretudo impulsionado pela performance de vendas nos mercados emergentes.



Notícias Relacionadas:

2008-01-25 - Vendas de telemóveis desaceleram em 2008