Apesar do frenesim em torno do iPhone e do sucesso que foi a estreia do equipamento no mercado, os resultados das vendas anunciados pela AT&T revelaram-se decepcionantes para os analistas. A operadora informou que dos 270 mil telemóveis vendidos durante o primeiro fim-de-semana foram activados 146 mil, com 40 por cento das activações dos cartões a pertencerem a novos subscritores.



Os números publicados tornaram-se desapontantes para a indústria na medida em que as previsões apontadas pelos analistas ficavam acima dos valores realmente obtidas. As estimativas da Piper Jaffray e da Morgan Stanley apontavam para vendas na ordem dos 500 mil equipamentos, enquanto que a Goldman Sachs estimou que poderiam ter sido vendidos 700 mil iPhones.



As notícias tiveram repercussões nos resultados da Apple na bolsa. Hoje pela manhã as acções da empresa de Steve Jobs caíram 3,8 por cento, fixando-se nos 138,26 dólares. A maior queda dos últimos seis meses, segundo os analistas, mas seguida de uma rápida recuperação.



Ittai Kidron, analista da CIBC, em declarações à Associated Press, refere que a procura pelo iPhone reduziu significativamente nos últimos dez dias e que as lojas continuam a ter as prateleiras bem fornecidas de equipamentos. A mesma fonte indicou ainda que a Apple e a AT&T poderiam estar a prepara a chegada de uma outra versão do iPhone, com suporte para tecnologia 3G, para Novembro.



Porém, os números de vendas totais serão apenas conhecidos na altura em que a Apple publicar os seus resultados, o que deverá acontecer já amanhã.



Pela altura do lançamento do equipamento, a empresa norte-americana indicou que tinha como objectivo vender 10 milhões de iPhones em 2008. Por agora, os analistas preferem esperar deixando as suas previsões para mais tarde.




Nota de Redacção [26-07-2007 10:28]: A notícia foi revista para corrigir a informação antes apresentada sobre o número de telemóveis activados pela AT&T durante o fim-de-semana. Foi também corrigido o nome do presidente da Apple, incorrectamente referido na versão anterior.




Notícias Relacionadas:

2007-07-10 - Versão mais barata do iPhone pode chegar no final do ano

2007-07-06 - Hackers já conseguiram desbloquear iPhone