Nos próximos dois meses a Verizon Communications vai encerrar progressivamente o acesso gratuito à sua rede Wi-Fi em Nova Iorque. A empresa tinha montado esta rede em Manhattan e Brooklyn, oferecendo o acesso gratuito aos seus clientes de DSL como um serviço acrescentado.

A Verizon quer agora alterar o seu modelo de negócio nesta rede de acesso à Internet sem fios e pretende começar a cobrar pela sua utilização. De acordo com informação à imprensa, a operadora de comunicações realizou recentemente fortes investimentos para migrar a sua rede móvel para a tecnologia de EV-DO, que garante acesso móvel a dados com maior velocidade, um serviço que custa 80 dólares por mês e compete directamente com as ligações Wi-Fi gratuitas.

A Verizon alega que a tecnologia de acesso à Internet através da rede móvel garante maior cobertura e uma conectividade equivalente para utilizadores de portáteis, aconselhando os seus clientes que utilizam Wi-Fi a mudar para este serviço.

Recorde-se que a Verizon iniciou a instalação da rede Wi-Fi em Nova Iorque em 2003, mantendo actualmente cerca de 380 hotspots, metade do inicialmente previsto. Os primeiros locais a serem descontinuados serão os menos utilizados, indica a companhia.

Notícias Relacionadas:
2003-11-25 - Verizon reduz para metade hotspots previstos em Nova Iorque
2003-09-30 - Verizon Wireless apresenta novo serviço de acesso à Internet mais rápido e sem fios