A Vivo, operadora móvel brasileira que resultou de uma parceria entre a Portugal Telecom e a Telefónica Moviles, anunciou o lançamento do primeiro serviço multimédia 3G compatível com a tecnologia CDMA EV-DO (Evolution-Data Optimized). O "Vivo Play 3G" vai permitir efectuar downloads e streaming de vídeos, músicas, imagens e aceder à Internet à velocidade de 2,4 megabytes por segundo.



Com o início do serviço de terceira geração a Vivo aposta na diferenciação em relação às operadoras neste mercado, concentradas na conquista de mais assinantes. A empresa pretende chegar ao final do ano com 300 mil assinantes de terceira geração, o que corresponderá a uma percentagem ainda reduzida da sua base de clientes, actualmente nos 28 milhões de assinantes.



A Vivo tinha já avançado com um serviço de dados sobre 3G, lançando em Outubro de 2004 o primeiro pacote com placas PCMCIA. Agora o "Vivo Play 3G" garante acesso a
todos os conteúdos multimédia de informação e entretenimento de várias cadeiras de televisão – entre as quais a Terra, TV Globo, TV Bandeirantes, Band News, Fox, Nickelodeon, Discovery, CBF e Xportes. Os utilizadores também poderão tirar fotografias, filmar e enviar imagens para outro equipamento de tecnologia compatível, ou para um endereço de email.



Por enquanto o telemóvel que vai suportar o novo serviço é o Evolution A895 da Samsung, um terminal que incorpora uma câmara rotativa de 1,3 megapixeis, ecrã de alta resolução com 262 mil cores e memória de 40 megabytes.



Inicialmente o serviço estará disponível nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, mas a operadora já anunciou que tenciona alargar a rede para outras capitais entre as quais Brasília, Porto Alegre e Salvador da Bahia, cuja cobertura está prevista ainda para este ano.



Notícias relacionadas

2005-06-03 - Executivo da Motorola cauteloso quanto ao crescimento de vendas de telemóveis 3G


2005-06-01 - TMN quer massificar 3G em Portugal


2005-05-22 - Utilizadores móveis devem ultrapassar os 2,14 mil milhões este ano