A Vodafone anunciou ter dado mais um passo nos testes à tecnologia HSPA+, que irá levar as actuais velocidades da banda larga móvel a taxas mais ambiciosas. A empresa informa que já realizou ligações de dados com a funcionalidade MIMO que permite estender a velocidade teórica do HSPA+ 64QAM até aos 28,8 Mbps.

Em comunicado, a operadora explica que os testes foram realizados com a Ericsson, a Huawei e a Qualcomm no Congresso Mundial das Comunicações em Barcelona.

O teste segue-se a uma primeira experiência com o HSPA+ em Portugal realizada no início de Fevereiro, que o TeK já tinha noticiado. A nova funcionalidade vem no entanto trazer novidades ao processo já que permite ir além dos 21,6 Mbps do HSPA+.

Recorde-se que a operadora também já tinha revelado intenções de avançar com uma oferta de HSPA+ em Junho e com a funcionalidade MIMO após o verão.

Hoje também a Optimus, que como o TeK noticiou no fim-de-semana, vinha testando igualmente o HSPA, anunciou ter concluído os testes conseguindo atingir "velocidades de 20.32 Mbps na interface rádio, uma velocidade muito próxima do limite teórico da tecnologia HSPA+", referia a empresa num comunicado.