A Vodafone apresentou hoje dois terminais que resultam da parceria estabelecida entre a operadora e a RIM, empresa responsável pelo desenvolvimento do software de gestão de email. O software Blackberry permite gerir emails e anexos a partir do telemóvel de forma sincronizada com o correio recebido no PC através do Outlook, assim como aceder a todos os contactos de agenda, calendário e Intranet da empresa.



Para o mercado português, a Vodafone avança com dois modelos que dirige ao segmento empresarial em duas modalidades distintas que visam uma utilização a partir de uma conta de email com acesso POP3, que não implica qualquer configuração, nem hardware adicional, dirigida a uso pessoal/profissional e que estará disponível dentro de três semanas.



A versão disponível desde já implica uma instalação dedicada na empresa que demora aproximadamente duas horas, segundo informação da operadora.



Neste modelo, a empresa-cliente tem um conjunto de despesas iniciais relativas à aquisição dos equipamentos e do software, já que o servidor pode ser assegurado por um PC já existente com uma capacidade de memória mínima de 2 Gb em disco e 512MB de RAM.



Esta segunda oferta que visa múltiplos utilizadores tem um custo de instalação de 3.200 euros (para 5 utilizadores) ou de 9.200 euros (para 20 utilizadores). A este preço acresce uma mensalidade por utilizador de 35 euros, para uma utilização exclusivamente nacional, ou de 70 euros para utilização nacional e internacional.



Na versão profissional/pessoal não há custos de instalação, mas apenas uma mensalidade de 20 ou 60 euros consoante as necessidades do utilizador sejam só nacionais ou também internacionais.



A mensalidade paga pelo utilizador permite-lhe em ambos os casos usar um máximo de 10 MB mensais, para além dos quais paga adicionalmente. António Coimbra, vice-presidente da Vodafone para a área de marketing explicou em conferência de imprensa que o tecto de 10 MB foi definido pela Vodafone tendo em conta o perfil de utilização já estudado nos países onde a operadora lançou o serviço, que apontam para um consumo médio de 2 MB mês e um consumo máximo de 4 MB.



O serviço BlackBerry integrado em dois equipamentos pela Vodafone funciona sobre GPRS e gere o espaço de memória utilizado de forma sequencial, requerendo informação ao servidor à medida das necessidades do utilizar. À partida, por cada email consome 2 KB de espaço, que se expande à medida que o utilizador vai avançando na mensagem.



Por sua vez, toda a informação que vai sendo descarregada do servidor para a aplicação é imediatamente comprimida e codificada.



O BlackBerry 7230 está disponível para venda a partir da próxima segunda feira e pode ser adquirido por 299 euros (valor sem IVA), enquanto o modelo 7100 vai custar 274 euros (valor sem IVA) e deverá estar disponível em Dezembro deste ano.



As expectativas de vendas da Vodafone para equipamentos com esta aplicação são moderadas, tendo em conta que o serviço se destina a um target exclusivamente empresarial e que em Portugal muitas empresas não têm sequer grande tradição na utilização de email, reconheceu António Coimbra.



Segundo o responsável no final do próximo ano a operadora conta ter vendidos "alguns milhares de equipamentos com esta funcionalidade".



Notícias Relacionadas:

2004-10-14 - Siemens integra 3 equipamentos push to talk no portfólio de produtos para o último trimestre

2003-08-11 - T-Mobile e RIM lançam novo BlackBerry 7230 melhorado nos EUA