Depois de meses de expectativa a Vodafone internacional confirmou hoje um acordo com a Apple
para levar o iPhone a um conjunto de países onde o equipamento ainda não está disponível, Portugal incluído.



A informação disponibilizada no comunicado internacional do grupo é escassa e a filial portuguesa também não adianta outros pormenores. O comunicado adianta apenas que foi alcançado um acordo com a empresa de Steve Jobs abrangendo 10 países: Austrália, República Checa, Egipto, Grécia, Itália, Índia, Portugal, Nova Zelândia, África do Sul e Turquia.



Embora a Vodafone não confirme a informação, é expectável que o iPhone alvo do acordo seja já a versão 3G do equipamento, que se espera seja lançada em Junho, tendo em conta os rumores que circulam há várias semanas e as campanhas levadas a cabo pelos operadores que já comercializam a actual versão do produto.



Como o TeK já tinha noticiado, o iPhone baixou de preço na Alemanha, Reino Unido e França para quase metade do valor inicial. Uma redução que é encarada como um sinal de que o modelo não teve na Europa a aceitação que teve nos Estados Unidos, pelo que terá sido necessário levar a cabo medidas que permitissem reduzir os stocks existentes antes da chegada de um novo modelo, mais de acordo com as expectativas europeias.



Recorde-se que o iPhone foi anunciado o ano passado em Junho. Este ano o mesmo mês pode servir para apresentar mais novidades. Eventualmente a conferência de progrmadores WWDD, que se realiza de 9 e 13 de Junho em São Francisco e que pode vir a acolher novo anúncio de uma segunda geração do equipamento.



A Vodafone era dada como afastada do negócio do iPhone. Na altura em que o equipamento chegou ao mercado vários rumores indicavam a existência de negociações entre a fabricante e a Vodafone, que segundo as mesmas fontes não produziram resultados graças ao modelo de negócio imposto pela Apple.



Rumores mais recentes dão conta de uma alteração de estratégia da Apple que na segunda geração do equipamento deixará de apostar numa política de exclusividade do equipamento em cada país, normalmente favorecendo o operador líder de mercado. Embora a informação não seja confirmada pela empresa a assinatura de um acordo de distribuição com a Vodafone para Itália parece ser um sinal, já que este é o segundo acordo de distribuição assinado no país, o que o torna o primeiro mercado com duas empresas a vender o iPhone.

Nota de Redacção: Optimus e TMN adiantaram ao longo do dia que continuam na corrida ao equipamento, mantendo o interesse e os esforços para assegurar a sua comercialização em Portugal.



Notícias Relacionadas:

2008-04-30 - Modelo 3G do iPhone poderá custar 200 dólares

2008-04-04 - T-Mobile reduz 200 euros ao preço do iPhone 8GB