A Vodafone vai lançar na próxima semana um Mobile Connect Card para 3G, afirmando-se como o primeiro operador português a disponibilizar um serviços suportado pela sua rede UMTS. A placa para comunicações de dados em PC portáteis permite uma velocidade de transmissão de dados até 384kbps, cerca de dez vezes mais rápida que em GPRS.



Recorde-se que os operadores móveis com licença para operar serviços de terceira geração móvel terão de proceder ao lançamento comercial do mesmo até Julho deste ano. Até lá, estão a ser realizados testes junto de grupos de utilizadores restritos que permitam colmatar algumas falhas que persistem sobretudo ao nível dos terminais e da fiabilidade das comunicações.



O serviço de dados hoje apresentado pela Vodafone é assim o primeiro a ser disponibilizado para o público em geral, entre os três operadores com licença para fornecer serviços de terceira geração.



Ao longo deste ano a Vodafone compromete-se a assegurar cobertura 3G nas zonas da grande Lisboa, Porto, Coimbra e Aveiro, alargando presença a outras cidades e regiões do país nos anos seguintes. Até que a cobertura 3G do território esteja completa o Connect Card funcionará com tecnologia de terceira geração zonas abrangidas, passando automaticamente para suporte GPRS nas restantes áreas.



O plano de cobertura UMTS é idêntico para os três operadores que avançarão numa primeira fase com a cobertura das zonas de maior densidade demográfica e posteriormente para as regiões interior do país.



O Connnect Card está comercialmente disponível no decorrer da próxima semana nas lojas da sede da operadora em Lisboa e no Porto, assim como na rede de distribuição empresarial. Apesar desta disponibilidade comercial, a empresa não divulgou ainda preços dos equipamentos nem do serviço, devendo fazê-lo na próxima segunda-feira em conferência de impresna.



Notícias Relacionadas:

2003-04-07 - Vodafone quer facilitar utilização de dados a clientes empresariais