José Miguel García vai substituir Mário Vaz na liderança da Vodafone Espanha. O português assumiu o cargo há pouco mais de um ano e deixa agora a posição na sequência da venda da Vodafone Espanha ao grupo britânico Zegona.

A saída já era esperada, uma vez que o fundo já tinha admitido a intenção de nomear para o cargo o gestor, que passa a assumir aquela posição a partir de 1 de junho. José Miguel Garcia já liderou outras operações locais adquiridas pelo fundo, como a Euskatel.

A venda da Vodafone Espanha à Zegona, por 5.000 milhões de euros, recebeu recentemente luz verde do regulador para avançar. O negócio foi anunciado a 31 de outubro do ano passado, altura em que o grupo assumiu a necessidade de vender a operação em Espanha para concentrar esforços em operações mais rentáveis.

Antes de assumir a liderança da Vodafone Espanha, Mário Vaz liderou a Vodafone Portugal, cargo ocupado desde 2012 até março do ano passado. Assumiu o cargo em Espanha já com a operadora sob forte pressão devido à concorrência imposta pela entrada de novos operadores no mercado.

Luís Lopes é o novo CEO da Vodafone Portugal. Mário Vaz assume o mesmo cargo em Espanha
Luís Lopes é o novo CEO da Vodafone Portugal. Mário Vaz assume o mesmo cargo em Espanha
Ver artigo

O acordo alcançado pela Vodafone e a Zegona inclui uma licença que permitirá ao grupo britânico usar a marca Vodafone em Espanha por um período de 10 anos. As duas companhias assinaram ainda acordos transitórios e de longo prazo, na área do IoT (internet das coisas), roaming móvel e outros serviços de operadora, como foi também revelado com o anúncio.

Logo nessa altura, em conferência de imprensa, o responsável da Zegona admitiu que já tinha em mente um nome para liderar o novo ativo, que seria José Miguel Garcia, relatava o El País.