A Vodafone anunciou no passado dia 19 de Dezembro ter realizado a primeira chamada telefónica internacional sobre rede UMTS. A ligação foi estabelecida entre as redes da Vodafone Espanha (anteriormente designada Airtel) e a japonesa J-Phone, ambas companhias nas quais o Grupo Vodafone detém participações maioritárias.




A ligação foi realizada com telemóveis de terceira geração, de fabricantes não especificados, e além de chamadas móvel-móvel dentro das redes nacionais foram testadas também comunicações originadas e terminadas na rede 3G em roaming. À conversa estiveram John de Wit, director executivo da Vodafone Espanha e Darryl Green, presidente da J-Phone.




Embora testada dentro das redes de terceira geração das duas empresas, ainda em fase de experimentação, a chamada foi transportada pela infraestrutura de comunicação internacional da Cable & Wireless.




Actualmente a Vodafone Espanha - antiga Airtel - afirma cobrir 20 cidades espanholas com a sua rede UMTS que já tem 120 sites. A rede está a ser desenvolvida desde Agosto do ano passado mas o serviço comercial só deverá ser iniciado na segunda metade de 2002, embora a data esteja sujeita à disponibilidade de equipamentos que suportem GPRS e UMTS. A empresa tem uma licença de operação de rede UMTS em Espanha, atribuida em Março de 2000, e faz parte do grupo Vodafone, que detém 91,6 por cento do seu capital social.




A J-Phone é também detida maioritariamente pelo Grupo Vodafone, com 69,7 por cento das acções, e recebeu uma das três licenças de UMTS no Japão em Março de 2000. Os serviços comerciais de 3G sobre a plataforma W-CDMA devem ser iniciados em Junho de 2002, primeiro na área metropolitana de Tóquio mas estendendo-se depois a outras cidades Japonesas.




No Japão a NTT DoCoMo está já a comercializar serviços de terceira geração desde 1 de Outubro de 2001.




Notícias relacionadas:

2001-12-17 - Monaco Telecom inicia os primeiros testes multimédia sobre UMTS

2001-12-10 - TMN inaugura Megastore em Lisboa

2001-12-06 - Ilha de Man com piloto de serviço 3G

2001-11-21 - Primeira chamada de terceira geração móvel testada na rede OniWay

2001-10-01 - NTT DoCoMo inaugura o primeiro serviço 3G