
A ligação foi realizada durante uma demonstração que incluiu a transmissão de ficheiros para um equipamento móvel Qualcomm Snapdragon X16 LTE pré-comercial, conforme explica a empresa numa nota de imprensa.
Na prática, o teste serviu para pôr à prova a capacidade da rede e verificar o impacto da velocidade conseguida no suporte às tarefas normais no acesso à internet. Foi possível, por exemplo, regista a empresa, “abrir uma página web de forma instantânea ou descarregar um vídeo Ultra HD/4K de 1GB em menos de dez segundos”.
A Vodafone garante que, com este teste, é um dos primeiros operadores europeus a atingir velocidades de Gigabits na sua rede LTE, muito próximas daquilo que será possível obter com o 5G, a próxima geração da tecnologia móvel, que deverá começar a chegar aos consumidores em 2020.
A operadora tem vindo a preparar as infraestruturas para atingir velocidades como a permitida pela demonstração hoje comunicada, por diferentes vias: atualizações de software, instalação de novas antenas com tecnologia 4x4MIMO, desenvolvimento de funcionalidades como a modulação de 256QAM (para transferências mais rápidas de informação) e pela agregação downlink de três portadoras de frequências.
A demonstração realizada em Portugal envolveu também a Ericsson e a Qualcomm Technologies.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários