A Vodafone anunciou a disponibilização para o mercado português do primeiro telemóvel de marca própria fabricado pela operadora britânica. O Vodafone 710 é um equipamento 3G com câmara de 1.3 megapixels, ligação bluetooth e leitor de MP3. O preço já com retoma de equipamento antigo é de 119,90 euros e para aquisições até 24 de Novembro a empresa oferece acesso aos serviços de TV Móvel, videochamada, Radio DJ e vídeos de futebol durante 30 dias.



O Vodafone 710 vai também ser comercializado na Alemanha, Espanha, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Reino Unido e Roménia. A comercialização de produtos de marca própria pela Vodafone resulta de uma parceria com a chinesa Hawei, assinada em Fevereiro deste ano.



Paralelamente, a empresa anunciou um acordo com a Microsoft que prevê o desenvolvimento conjunto de software aplicacional para os seus telemóveis. A medida é comentada por alguns analistas como mais uma na estratégia de redução de custos anunciada pela empresa no fim do seu ano fiscal.



Já na semana a passada a Vodafone anunciou um acordo de outsourcing para todos os países onde mantém operações que visava o desenvolvimento e manutenção de aplicações TI. O acordo, noticiado pelo TeK, privilegia em Portugal a IBM e deve entrar em funcionamento no final do próximo ano.



O primeiro equipamento móvel comercializado com software desenvolvido pelas duas empresas será fabricado pela Samsung e comercializado na primeira metade do próximo ano.



Ao longo dos próximos cinco anos a operadora britânica pretende suportar as plataformas Windows Mobile, Symbian e Linux. O acordo com a Microsoft tem como objectivo acelerar o desenvolvimento de novos serviços móveis e melhorar a experiência do utilizador.



Notícias Relacionadas:

2006-11-02 - IBM gere desenvolvimento de aplicações TI da Vodafone Portugal a partir do próximo ano

2003-10-14 - Vodafone e Microsoft unem esforços para uniformizar aplicações web em PC e telemóvel