A Vodafone anunciou este fim de semana um investimento de 500 mil euros para suportar o projecto Táxi Seguro. A iniciativa vai para já envolver 700 viaturas de nove concelhos na área metropolitana de Lisboa e visa combater as ameaças à segurança dos condutores de táxi.



O projecto foi desenvolvido através de uma parceria entre a Fundação Vodafone Portugal e o Ministério da Administração Interna, envolvendo ainda a Polícia de Segurança Pública. Este sistema aberto permite a integração de todas as viaturas de táxi, desde que as especificações técnicas dos equipamentos de localização instalados nas viaturas obedeçam a um conjunto de requisitos pré-definidos.



O Táxi Seguro combina a utilização dos sistemas GPS e GSM e permite que o condutor do taxi active um alarme quando se sentir ameaçado. Dessa forma estabelece-se uma ligação aos sistemas da polícia, que via GPS, localiza a viatura. Através do GSM é possível ouvir as comunicações dentro do veículo e avaliar de forma mais precisa a gravidade da ameaça.



Os primeiros concelhos envolvidos no projecto são Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Odivelas, Oeiras, Seixal, Sintra e Vila Franca de Xira. A prazo o projecto será estendido a novos concelhos.



Notícias Relacionadas:

2004-06-28 - Fundação Vodafone Portugal apoia vigilância e combate a incêndios