A Vodafone disponibiliza a partir desta terça-feira um novo tarifário que integra comunicações para todas as redes com um valor fixo de mensalidade. O Vodafone Red permite realizar comunicações para números fixos e móveis, enviar mensagens e aceder à Internet no telemóvel (no tablet ou no PC) por um valor mensal fixo a partir dos 34,90 euros. O modelo é idêntico ao que segue a Portugal Telecom com o M40, ou mesmo a Optimus com o novo Smart.




O Red está disponível em três versões, que variam essencialmente no tráfego para acesso à Internet através do telemóvel e no espaço oferecido para armazenamento de dados no Vodafone Cloud. Com uma mensalidade de 34,90 euros o cliente tem acesso a 200 MB de Internet gratuita todos os meses e 20GB na cloud. Por uma mensalidade de 39,90 euros o tráfego Internet incluído no pack aumenta para 1GB. O que também aumenta é o preço cobrado por um cartão adicional com as mesmas condições: no Red básico custa 19,90 euros, neste Red+ aumenta para 24,9 euros e no Red Top fixa-se nos 54,90 euros. No Red Top a mensalidade do tarifário é de 69,90 euros (para o primeiro cartão aderente), com 5GB de tráfego Internet incluído e 60GB de espaço na cloud.



Quem quiser juntar à oferta o serviço de PayTV da operadora, com acesso a mais de 100 canais e Internet a 100 Mbps sobre uma infraestrutura de fibra, pode fazê-lo acrescentando à mensalidade um valor adicional de 24,90 euros.



Numa nota de imprensa a Vodafone também explica que as condições do Red podem estender-se a mais do que um utilizador, por um valor mensal adicional de 19,90 euros e que os subscritores da nova oferta têm acesso a condições especiais na aquisição de novos equipamentos. Os clientes Red passam a integrar a comunidade Extreme e Yorn, que estende a este tarifário o universo de comunicações a custo zero.



O Vodafone Red é uma oferta exclusiva para clientes particulares da operadora, mas existe uma versão idêntica para empresas a que a operadora chama Vodafone Red Pro. Uma das características desta versão empresarial do Red é possibilidade de associar um número fixo ao número móvel para receber chamadas, uma possibilidade que a empresa já disponibilizava noutras ofertas.



Com a informação do novo tarifário a Vodafone revelou ainda que vai expandir a sua rede de fibra ótica. A infraestrutura cobre hoje cerca de 500 mil casas e passará "progressivamente" a cobrir cerca do dobro. Nas zonas onde não chega com fibra, a Vodafone oferece serviços de TV e banda larga via rede ADSL.



A nova proposta tarifária da Vodafone está em linha com ofertas já lançadas por operadores concorrentes, como o M4O lançado pela Portugal Telecom ou o Smart da Optimus. O primeiro integra comunicações móveis e fixas e serviço de televisão, o segundo deixa a televisão fora do pacote. No Red é possível optar entre os dois cenários.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira