A Vodafone fez hoje, pela primeira vez em Portugal, chamadas de voz, videochamadas e de dados 3G/UMTS na banda de frequência de 900 MHz. Esta experiência é uma das primeiras realizadas a nível mundial e está a ser efectuada em Castelo branco, mais concretamente em Penamacor.



Para o efeito estão a ser utilizados equipamentos de rede Nortel Networks, telefones da Qualcomm e placas de dados Option.



O UMTS 900 é tido como o próximo passo das comunicações móveis e, nesse sentido, os testes - realizados com a aprovação da Anacom - e a validação técnica da tecnologia "são etapas essenciais para determinar o potencial de implementação" da mesma, sublinha a Vodafone Portugal em comunicado.



Por permitir a extensão das capacidades de comunicação móvel, apoiada na banda larga, a operadora acredita que esta tecnologia será uma mais valia para os clientes, uma vez que permite melhor qualidade e cobertura na transmissão de dados em áreas suburbanas, rurais e outras, tradicionalmente consideradas de difícil acesso de rede.



Assim que o UMTS 900 esteja apto tecnicamente e aprovada pelas respectivas autoridades, estará ao dispor dos clientes da Vodafone, assumiu a operadora na nota enviada à imprensa.

Notícias Relacionadas:

2005-10-13 - Vodafone actualiza oferta de serviços de dados em 3G

2005-08-29 - UMTS ultrapassa os 30 milhões de utilizadores em todo o mundo