O número de acessos telefónicos da rede fixa continua a crescer. Para inverter a tendência de queda do parque de acessos fixos, verificada durante algum tempo, continuam a contribuir as tecnologias que o regulador das comunicações caracteriza como outros acessos.



No terceiro trimestre do ano, a utilização das tecnologias incluídas neste universo cresceu 52,1 por cento, de acordo com a Anacom. São contabilizadas como outros acessos, por exemplo, as ligações VoIP e os acessos baseados em GSM/UMTS sendo que, entre estas, foram os acessos fixos via VoIP que asseguraram um crescimento mais expressivo. Os acessos VoIP cresceram 58 por cento no período, e os acessos suportados em tecnologia GSM/UMTS 7,5 por cento.



Assim, e contabilizando as diversas tecnologias disponíveis, existiam no final de Setembro 4,4 milhões de clientes do serviço de telefonia fixo, mais 0,9 por cento que no trimestre anterior e 5 por cento mais que no período homólogo. A maioria dos clientes é servida directamente pela rede do operador que presta o serviço (3,5 milhões de acessos são servidos em acesso directo).



Na nota de imprensa divulgada pelo regulador das comunicações sublinha-se que para o crescimento desta modalidade de acesso directo contribuiu de forma significativa o crescimento das ofertas em pacote (7 por cento face ao mesmo período do ano passado), que integram telefonia fixa, TV por subscrição e Internet.



Por empresas, a maior quota de clientes pertencia no final de Setembro à Portugal Telecom com 54,5 por cento dos acessos contabilizados pelo regulador, mas em queda quer face ao trimestre passado (0,8 por cento), quer relativamente ao período homólogo (4 por cento), sobretudo pelo efeito das ofertas baseadas em tecnologias alternativas ao serviço de telefonia fixa tradicional e no âmbito dos pacotes de serviços combinados, já referidos.



Entre Julho e Setembro foram originados na rede fixa 1,9 mil milhões de minutos de comunicações e 573 milhões de chamadas.